quinta-feira, 14 de abril de 2016

SAÚDE DO TRABALHADOR

NO QUE DIZ RESPEITO A SAÚDE DO TRABALHADOR E AS RELAÇÕES DE TRABALHO MELO, ALMEIDA E MATTOS (1988) CONSIDERA-SE QUE : AS RECOMENDAÇÕES PROPOSTAS NA ISO 9000 VISAM BASICAMENTE PRESERVAR A QUALIDADE DOS PRODUTOS E DOS PROCESSOS EM DETRIMENTO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES, AS MEDIDAS DE SEGURANÇA CONSTANTES NESTAS NORMAS TEM COMO OBJETIVO GARANTIR A QUALIDADE DOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS, COLOCANDO A SEGURANÇA DO TRABALHADOR COMO UM MEIO PARA SE ATINGIR UM FIM MAIOR QUE É A PRODUTIVIDADE.
QUANTO A SAÚDE DO TRABALHADOR E O SERVIÇO SOCIAL AFIRMA QUE POSSUEM ALGUNS TRAÇOS COMUNS. ENTRE ELES DESTACAM-SE O DA SUA AMPLITUDE E PENETRAÇÃO EM TODAS AS ESFERAS DAS NECESSIDADES HUMANAS : MATERIAL, BIO-PSÍQUICA , PSICOSSOCIAL, SÓCIO POLITICA, EDUCACIONAL, CULTURAL, POR ESTA RAZÃO AS SUAS POLITICAS E ESTRATÉGIAS PASSAM A CONSTITUIR, CADA VEZ MAIS OBJETOS TRANSDISCIPLINARES.
FREIRE (1988). SAÚDE DO TRABALHADOR- CONCEITO: SUPERA AS VISÕES E PRATICAS ANTERIORES DOS MODELOS DE MEDICINA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL, DENA SUA FORMA IMEDIATA, A SAÚDE DO TRABALHADOR TAMBÉM É DETERMINADA PELAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO NO ÂMBITO DA SOCIEDADE NACIONAL E GLOBAL E DO ESTADO NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário