segunda-feira, 25 de abril de 2016

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Pesquisa em Serviço Social

Série:  4A Série

Professora: Vera Lúcia Martins

Acadêmica: Luciana Corrêa Domingues

Estrutura Geral:

Título: Do Grupo à Comunidade:O Trabalho com o Grupo de Mulheres do Conjunto Jesuítas
Conforme Severino “Trata-se de indicar mediante um título, o assunto do trabalho. É  uma nomeação do tema da pesquisa. Pode-se distinguir entre o título geral e um título técnico, este geralmente aparecendo como um subtítulo que especifica a temática abordada ao passo que o título geral indica mais genericamente o teor do trabalho”(SEVERINO, 1996, p.128)

Introdução: para Minayo a introdução é um mapeamento, uma cartografia ( o que pesquisar, como, porque). Entendida enquanto a definição de um objeto de conhecimento cientifico e as maneiras para investigá-lo. Lidamos com 3 dimensões para interligados:
1.   Dimensão técnica: trata-se das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, isto é, como definir um objeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados para investigação.
2.  Dimensão ideológica: a qual se relaciona com as escolhas do pesquisador. Quando definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar (...)  O pesquisador opera escolhas ( mesmo sem Ter percepção clara disto), tendo como horizonte sua posição social e a mentalidade de um momento histórico concreto.
3.  Dimensão científica: articula as dimensões anteriores.
A pesquisa científica ultrapassa o senso comum (o que por si é uma reconstrução da realidade) através do método cientifico, o qual permite que a realidade seja reconstruída enquanto um objeto do conhecimento, através de um processo de categorização (o possuidor de características específicas) que une dialeticamente o teórico e o empírico.

Justificativa: Trata-se da relevância do porque tal pesquisa deve ser realizada. Quais motivos a justificam? Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa/
A forma de justificar em pesquisa que produz maior impacto é aquela que articula a relevância intelectual e prática do problema investigado à experiência do investigador ( MINAYO, P42)

Problema de Pesquisa: “O problema decorre portanto , de um aprofundamento do tema (...),  conforme Gil :
·      Deve ser formulado como pergunta(...) facilita sua identificação por quem consulta o projeto de pesquisa.
·      O problema deve ser claro e preciso
·      Deve ser delimitado a uma dimensão variável.
E para Rudio, a escolha do problema merece algumas indagações:
1.  Trata-se de um problema original?
2.  O problema é relevante?
3.  Ainda que seja “interessante”, é adequado para mim?
4.  Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo?
5.  Existem recursos financeiros para a investigação deste tema?
6.  Terei tempo suficiente para investigar tal questão? “( apud Minayo)
 Para Severino “trata-se de definir bem os vários aspectos da dificuldade, de mostrar o seu caráter de aparente contradição, esclarecendo devidamente os limites dentro dos quais se desenvolverão a pesquisa e o raciocínio demonstrativo”(SEVERINO,     , P128)

Objetivos- Geral e Específico:
“Os objetivos da formação do grupo de mulheres foram:
-       Estimular a formação de grupo na comunidade;
-       Participar por meio de atividades educativas, do espaço de participação dos grupos nos encaminhamentos e resoluções das questões comunitárias;
-       Promover espaço para o exercício da cidadania através de ações que o reconhecimento de seus direitos e responsabilidades;
-       Organizar cursos profissionalizantes para capacitar as mulheres visando aumentar a renda familiar;
-       Estimular e reforçar a criação do grupo e tomada de medidas para serem realizadas;
-       Incentivar às mulheres a descobrir pessoas para atuarem como voluntários no ensino das atividades.
     Diante dessa realidade formulou-se como questões norteadoras da pesquisa, pontos de reflexão sobre a prática com este grupo:
1)  Como se dá a transição do individual para o coletivo com relação ao processo grupal comunitário?
2)  Quais os projetos dessas mulheres na dimensão de uma construção coletiva?
3)  Qual é a ação do Serviço Social frente a este grupo de mulheres para transforma-lo de um grupo-em-si a um grupo-para-si?”( minha monografia)
 Procedimento  de pesquisa: conforme a pesquisa que realizei:
“   Para realizar este estudo usou-se uma abordagem qualitativa que, para MARTINELLI (1994), supõe o pesquisador se dedicando à análise dos significados que os indivíduos dão às suas vidas e às suas relações, ou seja, à compreensão dos atos e das decisões dos atores sociais, assim como os vínculos das ações particulares, com o contexto social mais amplo em que estas se dão. Em suma, a pesquisa qualitativa “...trabalha com o universo dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores, e atitudes e que não podem ser reduzidas à operacionalização de variáveis”(MINAYO, 1994, p.22)
                Para pesquisar as questões levantadas neste trabalho utilizou-se o estudo de caso que, para CHIZZOTTI (1991), retrata as várias nuances sócio-culturais que envolvem um determinado problema. O estudo de caso também pode desvelar uma certa realidade, na medida em que mostra os múltiplos aspectos globais que a abrangem.
     Escolheu-se para realizar o estudo de caso a técnica de análise de conteúdo dos relatórios e do diário de campo. Esta técnica para BARDIN (1991) é designada como “um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimento sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção / recepção / variáveis inferidas destas mensagens”(p. 42)
     Os principais procedimentos da análise de conteúdo são:
a)  Análise geral com base em temas e subtemas extraídos da própria  dinâmica do grupo.
b)  Determinação de parâmetros para esta análise, estabelecendo assim instâncias na pesquisa para  visualizar  mais facilmente sua trajetória e a busca constante do crescimento tanto individual quanto coletivo do grupo. O procedimento para apresentar os dados foi o de classificar temas e subtemas que refletissem o processo grupal.
     No caso desta pesquisa os temas e subtemas foram:
     Tema 1: Origem do Grupo
     Subtema 1.1 Primeiras Aproximações, Equipe e Moradores
     Subtema 1.2 Contrato sobre o Programa
     Subtema 1.3 Laços de Identificação e Sentido de Pertencer ao Grupo
     Tema 2: Mobilização e Organização do Grupo
     Subtema 2.1 Descoberta da Força do Grupo
     Subtema 2.2 Busca de Novos Recursos
     Subtema 2.3 Organização do Clube de Mães
     Tema 3: Construção de Objetivos Coletivos: O Grupo-para-si
     Subtema 3.1 Identificação das Possibilidades do Grupo-para-si
     Subtema 3.2 A transformação do Plano em Realidade
     Subtema 3.3 Do Grupo à Comunidade.
     Esta fase do Trabalho de Conclusão de Curso inicia-se com a apresentação dos dados coletados através de análise de conteúdo dos relatórios construídos pela equipe do PRODEC nos anos de 1999 / 2000 e do diário de campo da autora / acadêmica, sobre sua atuação no Conjunto Habitacional Jesuítas. Estes elementos contém registrada a Gênese do grupo de mulheres, o seu desenvolvimento enquanto um grupo-em-si e até que se tornasse um grupo-em-si. Identifica-se o seu caminhar e busca pela emancipação social e econômica, suas aspirações individuais e coletivas, assim como suas conquistas. Analisa-se desta forma, a história do grupo de mulheres desde o seu primeiro encontro  enquanto indivíduos, até o momento em que se tornam um Clube de Mães e alcançam a criação coletiva.

Bibliografia:

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências Humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa e Execução de Pesquisa, Amostragens e Técnicas de Pesquisa, Elaboração, Análise e Interpretação de Dados. São Paulo: Atlas, 1982.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 3a edição. Rio de Janeiro: Vozes. 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 14a edição. São Paulo: editora cortez,1995.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70a  Edição, volume 13, Rio de Janeiro: Persona, 1997

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