Disciplina: Pesquisa em Serviço Social
Série: 4A
Série
Professora: Vera Lúcia Martins
Acadêmica: Luciana Corrêa Domingues
Estrutura
Geral:
Título: Do Grupo à Comunidade:O Trabalho com o Grupo
de Mulheres do Conjunto Jesuítas
Conforme Severino “Trata-se de indicar mediante um
título, o assunto do trabalho. É uma
nomeação do tema da pesquisa. Pode-se distinguir entre o título geral e um
título técnico, este geralmente aparecendo como um subtítulo que especifica a
temática abordada ao passo que o título geral indica mais genericamente o teor
do trabalho”(SEVERINO, 1996, p.128)
Introdução: para Minayo a introdução é um mapeamento,
uma cartografia ( o que pesquisar, como, porque). Entendida enquanto a
definição de um objeto de conhecimento cientifico e as maneiras para
investigá-lo. Lidamos com 3 dimensões para interligados:
1. Dimensão técnica: trata-se das regras
reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, isto é, como
definir um objeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados
para investigação.
2. Dimensão
ideológica: a qual se relaciona com as escolhas do pesquisador. Quando
definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar
(...) O pesquisador opera escolhas (
mesmo sem Ter percepção clara disto), tendo como horizonte sua posição social e
a mentalidade de um momento histórico concreto.
3. Dimensão
científica: articula as dimensões anteriores.
A pesquisa científica ultrapassa o senso comum (o que
por si é uma reconstrução da realidade) através do método cientifico, o qual
permite que a realidade seja reconstruída enquanto um objeto do conhecimento,
através de um processo de categorização (o possuidor de características
específicas) que une dialeticamente o teórico e o empírico.
Justificativa: Trata-se da relevância do porque tal
pesquisa deve ser realizada. Quais motivos a justificam? Que contribuições para
a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal
pesquisa/
A forma de justificar em pesquisa que produz maior
impacto é aquela que articula a relevância intelectual e prática do problema
investigado à experiência do investigador ( MINAYO, P42)
Problema de Pesquisa: “O problema decorre portanto ,
de um aprofundamento do tema (...),
conforme Gil :
·
Deve ser formulado como pergunta(...) facilita sua
identificação por quem consulta o projeto de pesquisa.
·
O problema deve ser claro e preciso
·
Deve ser delimitado a uma dimensão variável.
E para Rudio, a escolha do problema merece algumas
indagações:
1. Trata-se de
um problema original?
2. O problema
é relevante?
3. Ainda que
seja “interessante”, é adequado para mim?
4. Tenho hoje
possibilidades reais para executar tal estudo?
5. Existem
recursos financeiros para a investigação deste tema?
6. Terei tempo
suficiente para investigar tal questão? “( apud Minayo)
Para Severino
“trata-se de definir bem os vários aspectos da dificuldade, de mostrar o seu
caráter de aparente contradição, esclarecendo devidamente os limites dentro dos
quais se desenvolverão a pesquisa e o raciocínio demonstrativo”(SEVERINO, , P128)
Objetivos- Geral e Específico:
“Os objetivos da formação do grupo
de mulheres foram:
- Estimular a
formação de grupo na comunidade;
- Participar
por meio de atividades educativas, do espaço de participação dos grupos nos
encaminhamentos e resoluções das questões comunitárias;
- Promover
espaço para o exercício da cidadania através de ações que o reconhecimento de
seus direitos e responsabilidades;
- Organizar
cursos profissionalizantes para capacitar as mulheres visando aumentar a renda
familiar;
- Estimular e
reforçar a criação do grupo e tomada de medidas para serem realizadas;
- Incentivar
às mulheres a descobrir pessoas para atuarem como voluntários no ensino das
atividades.
Diante
dessa realidade formulou-se como questões norteadoras da pesquisa, pontos de
reflexão sobre a prática com este grupo:
1) Como se dá
a transição do individual para o coletivo com relação ao processo grupal
comunitário?
2) Quais os
projetos dessas mulheres na dimensão de uma construção coletiva?
3) Qual é a
ação do Serviço Social frente a este grupo de mulheres para transforma-lo de um
grupo-em-si a um grupo-para-si?”( minha monografia)
Procedimento
de pesquisa: conforme a pesquisa que realizei:
“ Para
realizar este estudo usou-se uma abordagem qualitativa que, para MARTINELLI
(1994), supõe o pesquisador se dedicando à análise dos significados que os
indivíduos dão às suas vidas e às suas relações, ou seja, à compreensão dos
atos e das decisões dos atores sociais, assim como os vínculos das ações
particulares, com o contexto social mais amplo em que estas se dão. Em suma, a
pesquisa qualitativa “...trabalha com o universo dos significados, motivos,
aspirações, crenças, valores, e atitudes e que não podem ser reduzidas à
operacionalização de variáveis”(MINAYO, 1994, p.22)
Para
pesquisar as questões levantadas neste trabalho utilizou-se o estudo de caso
que, para CHIZZOTTI (1991), retrata as várias nuances sócio-culturais que
envolvem um determinado problema. O estudo de caso também pode desvelar uma
certa realidade, na medida em que mostra os múltiplos aspectos globais que a
abrangem.
Escolheu-se
para realizar o estudo de caso a técnica de análise de conteúdo dos relatórios
e do diário de campo. Esta técnica para BARDIN (1991) é designada como “um
conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por
procedimento sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens,
indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos
relativos às condições de produção / recepção / variáveis inferidas destas
mensagens”(p. 42)
Os
principais procedimentos da análise de conteúdo são:
a) Análise
geral com base em temas e subtemas extraídos da própria dinâmica do grupo.
b) Determinação
de parâmetros para esta análise, estabelecendo assim instâncias na pesquisa
para visualizar mais facilmente sua trajetória e a busca
constante do crescimento tanto individual quanto coletivo do grupo. O
procedimento para apresentar os dados foi o de classificar temas e subtemas que
refletissem o processo grupal.
No
caso desta pesquisa os temas e subtemas foram:
Tema
1: Origem do Grupo
Subtema
1.1 Primeiras Aproximações, Equipe e Moradores
Subtema
1.2 Contrato sobre o Programa
Subtema
1.3 Laços de Identificação e Sentido de Pertencer ao Grupo
Tema
2: Mobilização e Organização do Grupo
Subtema
2.1 Descoberta da Força do Grupo
Subtema
2.2 Busca de Novos Recursos
Subtema
2.3 Organização do Clube de Mães
Tema
3: Construção de Objetivos Coletivos: O Grupo-para-si
Subtema
3.1 Identificação das Possibilidades do Grupo-para-si
Subtema
3.2 A transformação do Plano em Realidade
Subtema
3.3 Do Grupo à Comunidade.
Esta
fase do Trabalho de Conclusão de Curso inicia-se com a apresentação dos dados
coletados através de análise de conteúdo dos relatórios construídos pela equipe
do PRODEC nos anos de 1999 / 2000 e do diário de campo da autora / acadêmica,
sobre sua atuação no Conjunto Habitacional Jesuítas. Estes elementos contém
registrada a Gênese do grupo de mulheres, o seu desenvolvimento enquanto um
grupo-em-si e até que se tornasse um grupo-em-si. Identifica-se o seu caminhar
e busca pela emancipação social e econômica, suas aspirações individuais e
coletivas, assim como suas conquistas. Analisa-se desta forma, a história do
grupo de mulheres desde o seu primeiro encontro
enquanto indivíduos, até o momento em que se tornam um Clube de Mães e
alcançam a criação coletiva.
Bibliografia:
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências Humanas e
sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade.
Técnicas de Pesquisa e Execução de Pesquisa, Amostragens e Técnicas de
Pesquisa, Elaboração, Análise e Interpretação de Dados. São Paulo: Atlas, 1982.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social:
Teoria, Método e Criatividade. 3a edição. Rio de Janeiro: Vozes.
1994.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho
Científico. 14a edição. São Paulo: editora cortez,1995.
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